Utilizadores de alguns dispositivos da Huawei já conseguem fazer download do VLC

Huawei-VLC-Blacklist
Cortesia: TechNadu

O VLC media player é um dos melhores reprodutores de ficheiros multimédia gratuitos e opensource conhecidos. Este media player funciona em vários sistemas operativos onde se inclui o Android da Google.

No ano passado a VLC team colocou os telemóveis da Huawei numa blacklist devido a uma enxurrada de feedbacks negativos por parte dos donos de smartphones Huawei.

Esta decisão adveio do facto da app encerrar inesperadamente e vários utilizadores da marca chinesa de telemóveis despejarem as suas frustrações nas reviews da PlayStore e avaliarem a app com apenas uma estrela.

A equipe de developers do VLC consideraram que não era correcto a Huawei bloquear certas funções no sistema operativo Android dos telefones, que originavam com que a app se tornasse instável e encerrasse inesperadamente.

O Android Police, detetou que a Huawei modificou o processo como os seus telefones encerravam as apps, matando a app ao mínimo de instabilidade do SO. O novo processo tornou a app mais estável, o que aparentemente foi suficiente para que a PlayStore a retirasse estes equipamentos da blacklist.

Apesar dos smartphones Huawei P8, P10, P20 terem feito parte a da blacklist, verificou-se que os novos Huawei P30 , os Mediapad m5 e o Mate 20 conseguem efetuar download do VLC sem problemas.

Além da publicação online pelo Android Police, desconhecem-se quaisquer declarações publicas da Huawei ou do VLC, acerca do levantamento da limitação de download do VLC por parte dos dispositivos da Huawei.