WhatsApp irá encriptar mensagens de texto


O whatsApp é uma aplicação de mensagens instantâneas que foi adquirido pelo Facebook no inicio de 2014. Após a sua aquisição por 13 mil milhões de dólares houve vários receios acerca da utilização que o Facebook eventualmente iria dar à aplicação, principalmente no que concerne à privacidade.

Mais de 600 milhões de utilizadores do WhatsApp irão beneficiar com encriptação de comunicações ponto a ponto nas comunicações de texto, ou seja, desde o emissor até ao receptor.

Esta nova característica, inicialmente irá estar disponível apenas para os utilizadores de Android, mas está previsto à posteriori ser disponibilizada para o iOS. Esta encriptação do WhatsApp neste momento apenas encripta mensagens de texto, no entanto, mais à frente contará com encriptação de chat de grupo e mensagens multimédia.

O principal aspecto da encriptação ponto a ponto, é que o código para desencriptar as mensagens, reside no telefone do utilizador e não passa pelos servidores como era feito anteriormente.

O protocolo usado é o textsecure protocol, possui um elevado padrão de segurança, visto gerar uma chave de segurança nova em cada mensagem enviada denominado de “forward secrecy”.

A Open Whisper Sistems é a empresa por trás deste projecto. Esta afirma que este é o maior projecto do género até hoje construído. A única empresa que tem um projecto similar é a Apple com o iMessage, mas que mesmo assim tem no iCloud o seu calcanhar de aquiles, visto as pessoas salvarem mensagens naquele serviço.

A Open Whisper Sistems não se fica por aqui e mantém pretensões de continuar no desenvolvimento do Redphone para Android que encripta a voz e na App Signal para iOS que encripta voz e mensagens.

De certeza que esta característica irá importunar as forças de segurança, dificultando as escutas e vigilância electrónica em casos de investigação. Há pessoas que ainda não se aperceberam ou não querem perceber, que é imperativo fazer concessões. Ou se deixa de encriptar e permite-se a espionagem, combate ao crime organizado e terrorismo ou encripta-se e aumenta-se a privacidade.