Wikileaks lança versão beta do sistema de submissão informações

wikileaks-3O Wikileaks, site de partilha de informações secretas, veio abalar o mundo, tal como o conhecíamos. O site anunciou ontem ao mundo, que de modo a proteger a identidade das fontes, lançou uma versão beta do sistema de submissão informações, que utiliza o software de anonimato da rede Tor.

Agora qualquer pessoa pode enviar segredos para WikiLeaks anonimamente, sem se preocupar que alguma rede de espionagem ou algum colaborador da WikiLeaks revele a sua identidade.

Para aumentar as dores de cabeça das agências de espionagem por todo o mundo, Isto irá permitir que as pessoas partilhem documentos e informações secretas. O site que acabou por se tornar mais seguro, vai permitir que as pessoas façam upload de novos documentos secretos para serem analisados pela equipe da WikiLeaks.

Após quatro anos e meio, entre muita polémica e discórdia dentro da Wikileaks, com destruição de chaves de encriptação de documentos e com colaboradores a afirmar que o site construído para partilhar segredos polémicos, não conseguia assegurar o anonimato das fontes, finalmente consegue com avanço na tecnologia cumprir o que promete.

Apesar do sistema estar ainda em fase beta, já foi testado e está operacional. Não deverá demorar muito tempo para que dentro em breve sejamos bombardeados com segredos polémicos.

Mas afinal de contas, devemos pensar e reflectir. Será que todos os segredos devem ser tornados públicos?