Windows 10 deixa de pedir nova password em cada período de dois meses

Windows deixa de pedir nova password em cada período de dois meses

Só quem nunca teve de trabalhar com o Windows num ambiente empresarial é que desconhece o aborrecimento de ter de mudar em cada período de sessenta dias a password para poder aceder ao seu ambiente de trabalho.

Arranjar uma password segura não é fácil, requer certos cuidados para que estas sejam realmente fortes, decorar estas novas passwords de dois em dois meses é uma missão difícil e pode mesmo tornar-se numa dor de cabeça levando os utilizadores que não usam gestores de passwords, a recorrer a métodos pouco seguros como papéis com a password coladas no ecrã da sua estação de trabalho.

Defendendo que existem formas mais eficazes de manter as contas do windows seguras, a Microsoft não irá obrigar os utilizadores do Windows 10 a terem de mudar frequentemente as suas passwords.

A Empresa de Redmond, afirma que práticas seguras como autenticação por múltiplos factores, listas negras de passwords, detecção de tentativas de adivinhar passwords, ou detecção de tentativas de logins anómalas,  são mais importantes do que mudar a password de 60 em 60 dias.

Um exemplo que a Microsoft refere é o serviço Azure AD Password, que permite eliminar passwords fáceis de adivinhar e costumizar parâmetros de segurança da rede, diminuindo o risco de ataques que pretendem adivinhar passwords e assim ganharem acesso à sua rede. 

Felizmente a partir de agora o utilizador comum só tem de se preocupar em encontrar uma password verdadeiramente forte para o seu Windows 10, enquanto os departamentos de informática devem-se focar nas restantes práticas de protecção das suas redes.

O 123456789 provavelmente vai ser das passwords que nunca mais serão permitidas num ambiente empresarial caso haja um bom seguimento e educação dos funcionários pelas equipas de TI.