Wirelurker o malware que infecta Macs e Iphones

Nos dias que correm só quem anda a enganar-se, pensa que está seguro por usar apenas macs e iphones. Surgiu recentemente o Wirelurker, um novo malware que infecta Macs e Iphones, mesmo sem necessitar de equipamentos com Jailbreak.

Este malware surgiu na China, país onde existem 350 000 utilizadores de Macs e iphones e rouba furtivamente dados dos donos dos equipamentos. Esta infecção atinge primeiramente o Mac e aguarda sem que ninguém note que alguém conecte um iphone.

O wirelurker rouba dados específicos, inclusive o número de série, o número de telefone, e o nome de identificação da itunes store. Apesar do equipamento não precisar de ter jailbreak para ser infectado, o wirelurker tem uma prenda especial reservado para estes, rouba ainda o histórico do imessage e livro de endereços.

Segundo zdziarski aparentemente este malware é orientado para apanhar dados de criadores de software pirata, provavelmente com intenção de alguém os identificar.  Um dos problemas é que estes dados colhidos são enviados para servidores que ninguém sabe de quem são ou onde estão.

A Apple anda mesmo com azar no que diz respeito à segurança pois num espaço de dois dias são descobertas vulnerabilidades nos seus sistemas operativos. No meio de tanta insegurança existem boas notícias, a Palo Alto Networks tem forma para verificar se estás infectado e meios para solucionar para este problema. Se não fizeres download de sites warez, provavelmente estás seguro.