XAgent é um novo malware que afecta iPhones e iPads

malware-iphone

Os dispositivos com o sistema operativo móvel da Apple, tradicionalmente são menos afectados por malware, devido a este sistema operativo ser fechado a modificações externas. Um notícia publicada na Geek, informa sobre um novo malware que afecta os iPhones e os iPads.

Este malware foi detectado pela Trend Micro e não necessita de um aparelho com Jailbreak para afectar o sistema. O malware é conhecido como XAgent e faz parte de uma larga operação batizada de “Pawn Storm”.

O XAgent não efecta imediatamente a vítima, pelo contrário, ele começa por infectar as pessoas do circulo de confiança da vítima, até desferir o golpe final final. A técnica é bastante engenhosa e utiliza o Phishing, note-se que é mais fácil a vítima confiar e abrir um email de um amigo do que de um desconhecido.

O link malicioso enviado por mail, utiliza um exploit do sistema de aprovisionamento ad hoc da Apple, para que o spyware seja instalado sem a intervenção da App Store. Este spyware também pode ser instalado via USB, onde se pode incluir um simples carregador aparentemente inofensivo.

Após a infecção, o spyware inicia a transmissão de dados como fotos, contactos, mensagens, e pode escutar as suas conversas. A vantagem de possuir um iphone ou ipad é que este spyware para ser instalado, necessita de acesso físico ao telefone ou ao tablet.

O  XAgent cria um icon aquando da instalação que se esconde no iOS 7, mas não no iOS 8, pelo ter o sistema operativo actualizado e usar apenas os seus aparelhos USB são boas medidas de segurança.